Agência Espacial Europeia divulga a nova versão do GlobCover, mapa de alta resolução da cobertura territorial do planeta (ESA)

Notícias

Mapa-múndi atualizado

29/12/2010

Agência FAPESP – A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou no dia 21 a nova versão de seu mapa da superfície terrestre. O GlobCover 2009 atualiza o mapa anterior, de 2005, por meio da análise de dados obtidos pelo espectrômetro com resolução de 300 metros a bordo do satélite Envisat.

O trabalho foi feito por pesquisadores da ESA e da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Para fazer o novo mapa global de cobertura territorial, foi usado um novo software, desenvolvido pelas empresas Medias France e Brockmann Consult.

Foram processados dados colhidos pelo Envisat de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2009. As legendas do mapa adotam o Sistema de Classificação de Cobertura Territorial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Segundo a ESA, o GlobCover 2009 é o mapa de cobertura territorial com a melhor resolução já conseguida. A agência destaca que o GlobCover, que foi baixado mais de 8 mil vezes em sua versão de 2005, auxilia em diversos tipos de pesquisa, como sobre os efeitos das mudanças climáticas, da conservação da biodiversidade e do uso de recursos naturais em todo o planeta.

As instruções para baixar o GlobCover 2009 estão disponíveis em: http://ionia1.esrin.esa.int
 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis